São Pedro FM
A Rádio

Nas Ondas do Rádio

A São Pedro FM – 105.9 está no ar desde maio de 2007, após aprovação do Ministério das Comunicações. Desde o início do processo a sociedade civil se organizou em uma entidade reconhecida legalmente como 'Associação Cultural São Pedro Apóstolo' e preencheu todos os requisitos necessários. Durante doze anos houve grande envolvimento da comunidade na discussão e apoio à iniciativa. Um abaixo-assinado foi anexado ao processo contendo várias centenas de signatários, além de cartas de apoio das entidades locais.

A Associação tem como objetivo congregar a sociedade em torno da busca de solução para os seus problemas sociais, econômicos, culturais, ecológicos e de planejamento estratégico. E a São Pedro FM tornou-se uma importante ferramenta na obtenção de seus intentos. Através de campanhas intensivas de combate à violência, ao preconceito, exploração sexual e prostituição e à corrupção, além de incentivo à participação na vida social, melhoria da qualidade de vida, saúde e educação.

Todos os equipamentos foram adquiridos com o apoio da comunidade evitando-se qualquer vinculação a poderes políticos e econômicos e, deste modo, a perda de sua autonomia. Por opção a emissora não veicula nenhuma espécie de comercial ou apoio cultural, exceto em favorecimento da comunidade. As informações são sempre do interesse coletivo e evita-se noticiário sensacionalista, parcial ou demagógico. É evidente a sintonia entre a filosofia adotada pela Emissora e a sociedade. Desde o primeiro momento tornou-se líder de audiência. E através de seu site na Internet tornou-se um forte elo entre aqueles que possuem parentes e amigos em São Pedro do Ivaí.

O financiamento de suas atividades sempre foi um exemplo de solidariedade. Doações, venda de pãozinho de queijo, promoções, shows e eventos.

Todos os locutores, técnicos e auxiliares são voluntários e em junho de 2008 somam mais de cinqüenta colaboradores. Em sua programação existe espaço para discussão dos problemas locais, noticiário, programas educativos, culturais e entretenimento. Além disso existe um programa dedicado a apresentação dos talentos locais: cantores, instrumentistas, duplas, grupos e corais. O Domingo Alegre é o espaço dedicado à cultura musical local.

Os vários estilos musicais estão representados em programas de 'Samba e Pagode', Sertanejo, Flash-Back, Rock, MPB, tecno-dance, Hip-Hop, Pop, Romântico e Jovem.

A São Pedro FM definiu sua filosofia na caminhada. Está 'Aprendendo a fazer fazendo' em um sistema de Rádio Escola.